terça-feira, 1 de abril de 2008

Quais os tipo de Gastrite?

Gastrite Aguda:
A gastrite aguda é repentina e por vezes, violenta no início. As crises muito freqüentemente seguem a ingestão de alimentos específicos, aos quais o indivíduo é sensível, ou o ato de comer rapidamente, ou comer quando se está fatigado ou emocionalmente descontrolado. Ela pode resultar também do uso exagerado do álcool, fumo e alimentos muito condimentados; da ingestão de um agente infeccioso como o Helicobacter pylori ou substância corrosiva, entre outros.

Gastrite Crônica:
A gastrite crônica é mais comum. Sua causa é pouco conhecida e com freqüência ela precede o desenvolvimento de lesões gástricas orgânicas como a úlcera ou o câncer. Estudos mostram que pode ser causada por infecção pelo Helicobacter pylori, que leva a uma resposta inflamatória e enfraquecimento da defesa da mucosa.
Existe também um termo muito empregado que é o da gastrite "atrófica". Essa denominação é utilizada para descrever um tipo de gastrite decorrente da idade, pois ela é tão comum que alguns estudos consideram-na um fenômeno do envelhecimento. É uma gastrite que resulta na atrofia da mucosa e diminuição de sua secreção, podendo evoluir para a cancerização.

Um comentário:

karina nana disse...

fiz ultrasonografia e o resultado foi gastrite mas como nao entendo muito da doenca nao perguntei qual seria como posso saber...li que gastrite da vomito enjoo mas isso eu nao tenho, somente tenho as vezes muita dor no estomago e as gases?...